O tempo das vacas gordas ou magras?

Lendo recentemente uma artigo sobre produtividade descobri que a expressão "tempo das vacas gordas e magras" está relacionado a um texto bíblico que conta a história do sonho do Faraó, interpretado por José, que nos ensinará um princípio, o princípio do planejamento!

Planejar = ato ou efeito de criar um plano para otimizar o alcance de um determinado objetivo. Significa também, preparar, projetar, vislumbrar algo que ainda não aconteceu. O planejamento consiste é uma importante tarefa de Gestão e Administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo. É essencial na tomada de decisões e execução dessas mesmas tarefas.
Perceba que o planejamento tem tudo a ver com uma vida espiritual organizada
e dependente da graça e do favor de Deus.

Voltando ao sonho...
Certamente Deus n
ão estava dando este sonho ao Faraó simplesmente para tirar José do Egito...
Além de cumprir a sua palavra na vida de José, Deus queria ensinar aos governantes do Egito o princípio do Planejamento...
 
Não precisamos entrar muito nos detalhes, mas a interpretação dada por Deus a José foi que as sete vacas gordas representavam sete anos de fartura que viria sobre a terra do Egito, enquanto que as sete vacas magras, sete anos de fome e escassez.
 
Vivemos os tempos das vacas magras, onde os resultados estão sujeitos aos bons e maus momentos da economia do país. Existem épocas nas quais o trabalho parece lhe roubar todo o seu tempo, exigindo dedicação total ao ofício. Em compensação, acontecem períodos de menor movimento na atividade, enquanto que as contas fixas continuam chegando.

Parece óbvio, mas muita gente ignora isso: o planejamento precisa sobreviver a estes sobressaltos. Muitos reclamam dos orçamentos apertados, da escassez de mão de obra e passam a viver dos tempos idos, onde as vacas gordas ignoravam o uso racional e a aplicação correta no uso do recurso.   
 
Um gestor precisa estar atento as mudanças de curso e melhorar a produtividade da sua equipe, utilizando ferramentas que melhoram o desempenho dos seus processos reduzindo o desperdício.  E o planejamento é fundamental para se ter uma vida organizacional estruturada.

Fazer mais com menos, mais não tão menos assim... 

A neura empresarial leva o gestor a entender o conceito como algo que se traduções em redução de custos, cortes de pessoal, aumento da carga de trabalho. Perceber as oportunidades de melhoria, buscando alternativas com o pensamento Lean e suas ferramentas traz benefícios para produtividade sem necessitar de esforço adicional. Gerir a rotina básica, identificando fontes de desperdício requer trabalho árduo e consistente. 

No passado administrar orçamento no estilo "vagas gordas" era a forma de compensar as improdutividades, ocultando os efeitos  adversos, criando a sensação nos gestores e na sua equipe de que estavam no rumo certo. Hoje enfrentar as dificuldades requer conhecimento, foco e resiliência para alcançar seus objetivos, pois a necessidade de economia é real, devido ás imposição do mercado. Ser produtivo é fator de sobrevivência e esta necessidade assume orçamento "vacas magras" deixando sem dormir os gestores que não evoluíram e lamentam não alcançar os resultados esperados. 

Evoluir significa aderir a ferramentas de melhoria contínua (Kaizen) onde o gestor, junto a sua equipe,  conhece de perto os detalhes das suas operação e pode propor melhorias cujo o efeito será imediato. Evoluir é utilizar a gestão visual para melhorar a comunicação entre as equipes e aumentar o poder de reação para a resolução de problemas. Manter um ambiente de trabalho organizado através da metodologia 5S. Evoluir é fazer análise criticas efetivas que mostre o caminho para alcançar a verdadeira causa raiz dos problemas.

Tudo isso requer planejamento, algo que como mostramos no inicio já aparece nos primórdios com a solução para colheita farta seja com vacas gordas ou magras.


 

Manutenção

Analista de Qualidade/Técnico de Planejamento Manutenção Pós-graduado em Gestão de Produção e Manutenção Industrial/ Graduado em Administração de Empresas / Técnico em Instrumentação, Usuários SAP/PM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário