É certo um executante ter que buscar material ou peças no almoxarifado

O trabalho humano tem se revelado mais eficaz e eficiente quando é planejado. O planejamento nos permite um maior domínio e conhecimento daquilo que pretendemos fazer. Indicar pessoas, métodos e conteúdos. Com a sistematização de tarefas, o planejamento possibilita o seu controle, sua avaliação e correção.

O ato de planejar é uma consequência ou resultado da própria necessidade que todos nós temos de deliberar e tomar decisões.

Muitas vezes tomamos decisões sem recorrer a uma sistemática científica. Deliberamos com base apenas no bom senso e na experiência que temos.   

Entretanto, quando se quer tomar uma decisão importante, é necessário que seja feita uma sistematização anterior a ação, pois só o bom senso e a prática são insuficientes.

O planejamento pode ser considerado o inverso da improvisação e quanto mais complexa for a tarefa, tanto mais necessário ele se torna.

O planejamento deve ser desenhado em torno de objetivos e soluções previstas como ideais, para problemas que forem diagnosticados como prioritários. Por isso mesmo, todos os componentes do planejamento devem ser programados de forma que possam sofrer alterações, correções, reajustes com vistas a obter a melhor consecução dos objetivos e obtenção dos resultados.

Conceito de Planejamento

Existem vários conceitos de planejamento, entre eles podemos citar:


  • Planejar é prefixar recursos e operações, seguindo normas, no sentido de atingir com o máximo de eficiência os objetivos determinados.
  • Planejamento é um processo estruturado com o objetivo de preparar um conjunto de decisões para uma ação futura, visando alcançar os objetivos estabelecidos.
  • Planejamento é uma forma de manter a racionalidade, durante todo o desenvolvimento de um trabalho.
Sob o ponto de vista operacional, o planejamento constitui-se de um circuito que é completado periodicamente e que é composto das etapas de investigação, análise, opções de ação e sucessivas avaliações.

Planejamento e Programação

As paradas para a realização de intervenções nos equipamentos constituem-se de uma preocupação constante para a programação de produção e se estas paradas ocorrerem aleatoriamente  (emergência) os problemas são inúmeros.

Portanto, se as paradas para manutenção puderem ser previstas e executas, os custos serão menores e a eficiência será maior. Buscando atingir está meta, foi introduzido no Brasil, nos anos 60, o planejamento e a programação de manutenção.

A função planejar significa conhecer os trabalhos, os recursos para executá-los e tomar a decisão

A função programar significa determinar quem irá executar, o dia e a hora para a execução dos trabalhos

No diagrama abaixo estas definições ficam mais claras.



As três primeiras perguntas são imprescindíveis para o planejamento  e as duas últimas são essenciais para a programação.

Planejamento

É o rol de atividades para que o planejador atinja o plano de operação e emita os documentos necessários consiste em:

  • Listar os serviços a serem executados
  • Determinar o tempo, especialidades e número de profissionais
  • Determinar a sequência lógica das operações de trabalho
  • Emitir as ordens de serviço, a lista de materiais a lista de serviços por grupo e outros documentos pertinentes.
Programação

A partir das informações preparadas pelo planejamento, a programação estabelece a sequência cronológica das várias operações elementares dos serviços, visando a máxima utilização dos recursos produtivos da manutenção.

A programação coordena a movimentação de peças e materiais, providenciando as requisições com antecedência. Ele atualiza os cronogramas em função dos desvios dos tempos padrões e serviços de emergência.

Na figura abaixo podemos ver um diagrama de etapas do planejamento/programação típico:



Com base nas informações acima, o planejamento irá trabalhar para que os recursos necessários a realização da tarefa estejam disponíveis para atender a programação do serviço.

Diante do exposto pergunta-se:

É certo o executante ter que buscar materiais/peças no balcão do almoxarifado ou isso é função do planejamento/programação em disponibilizar os materiais/peças?

Com certeza está totalmente errado, pois, um planejamento robusto se antecipa e prevê a necessidade/disponibilidade de material, evitando que o mantenedor tenha que ir ao balcão do almoxarifado.

Por outro lado, é de fundamental importância que os procedimentos de manutenção estejam atualizados para que o mantenedor mantenha o foco nas atividades de manutenção do equipamento.

Um dos vilões do planejamento é o tempo de preparação com já comentamos no artigo "O que é um técnico de manutenção proativo" quando da execução da tarefa.

Como podemos ver no gráfico ao lado, peças e materiais correspondem a 23% do tempo de preparação. A tendência é que este tempo aumente na medida que em que deslocamos o mantenedor da atividade principal para uma atividade secundária como retirar material no almoxarifado, junto com o tempo que ele leva para pesquisar as especificações deste material para aplicação no equipamento.

A gestão de sobressalentes é outro capitulo a parte na industria. Uma atividade repetitiva e trabalhosa que geralmente é delegada a terceiros, pois ocupa muito tempo dos gestores de equipes de manutenção.

Ela requer uma ampla gama de tecnologia, experiência e conhecimento de equipamentos industriais. Além disso, exige a capacidade para estimar as peças necessárias. Uma dificuldade na gestão de peças sobressalentes é determinar quem será responsável por gerencia-los. Certamente a manutenção tem papel fundamental para garantir a disponibilidade dos ativos, mais suprimentos com certeza estará preocupada em manter o valor do estoque em um valor adequado.


Manutenção

Analista de Qualidade/Técnico de Planejamento Manutenção Pós-graduado em Gestão de Produção e Manutenção Industrial/ Graduado em Administração de Empresas / Técnico em Instrumentação, Usuários SAP/PM.

Um comentário:

  1. É claro que essa atividade não pode ser executada pelo executante por uma série de situações indesejadas; tais como, desvio de função, aumento dos custos entre outros. Cabe ao planejamento e a programação atuar de forma eficiente e colocando essa atividade no período de preparação da parada.

    ResponderExcluir