IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS
Problema é uma situação indesejável e geralmente inesperada que pode ocorrer tanto com pessoas como em processos, criando barreiras para que as metas estabelecidas sejam alcançadas. Para análise dos processos organizacionais devemos identificar e delimitar eficazmente os problemas.
A identificação dos problemas nos processos não é sempre imediata. O que se observa constantemente é que alguns procedimentos utilizados pela organização há tempos (mesmo causando defeitos e desperdícios), fazem parte de seu dia a dia e não são identificados ou considerados pela organização que costuma dizer: “sempre foi assim”, “o cliente nunca reclamou”, “todos fazem desta maneira”. Isso dificulta a identificação dos problemas que ocorrem, camuflando os defeitos e desperdícios.
BARREIRAS À IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS
Podemos citar entre as barreiras existentes na identificação de problemas, o senso comum e a postura ideológica.
QUESTIONAMENTOS FUNDAMENTAIS PARA IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS
Os questionamentos para identificação de problemas são uma técnica simples e de grande eficácia na busca e identificação de problemas e causas. Estes questionamentos podem ser sistematizados através das técnicas dos 5W2H e 5 Porquês.
SEQUÊNCIA PARA IDENTIFICAR, ANALISAR E SOLUCIONAR PROBLEMAS
Esta sequência pode assumir etapas e detalhamento distintos, o que dependerá da organização analisada. Apresentaremos 11 etapas como exemplo:
- Identificação do processo a ser trabalhado
- Mapeamento do processo
- Avaliação do posicionamento do processo
- Identificação de problemas
- Seleção do problema prioritário
- Identificação de causas
- Seleção da causa mais provável
- Busca de soluções
- Plano de ação para implantação da solução
- Implantação e avaliação
- Ações alternativas para otimização do processo
Para a identificação do processo a ser trabalhado devemos ter como base os processos que apresentam baixo desempenho e pontos críticos. O “mapeamento do processo” e a “avaliação do posicionamento do processo” deverão ser realizados através de ferramentas como: Lista de Verificação, Histograma, Gráficos de Controle, Diagrama de Pareto, Matriz de Prioridade, entre outras.
A “identificação de causas” e a “seleção da causa mais provável” deverão ser analisadas através de ferramentas como: Brainstorming, Diagrama de Causa e Efeito, Análise de Dispersão, FMEA, entre outras.
Para a busca de soluções, e a construção de um plano de ação para implantação da solução, assim como as alternativas para otimização do processo, será utilizado o ciclo PDCA como suporte da Confiabilidade do Processo e nos Programas de Qualidade e Ações Estratégicas, Estruturais e Comportamentais.
Através da utilização eficaz de algumas das ferramentas apresentadas podemos identificar e delimitar o problema, o que proporcionará a correção das falhas que os processos possam apresentar, e consequentemente, sua manutenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário